históriacerveja

A cerveja é uma bebida alcoólica obtida através da fermentação do mosto, aromatizada com lúpulo e saturada com gás carbônico.

A história da cerveja tem origem antiqüíssima. Os romanos a citam como uma bebida dos povos bárbaros. Na verdade, bebidas de cereais, ricos em amido possíveis de serem convertidos e açucares fermentáveis, já eram conhecidos de vários povos primitivos, como o pombe ou cerveja de milheto dos índios africanos, a soma e a haoma dos antigos hindus e persas, a kawa das ilhas do Pacífico Sul, a chica ou cerveja de milho dos incas, os kwas dos russos, a bosa da macedônia e kiu da China. Heródoto, Plínio, Tácito e Pytheas mencionam a produção e os métodos de diversos países da antiguidade. As velhas tribos germânicas faziam a peor ou bior de cevada, mas resíduos em vasos indicam também a produção com trigo e mel, chamada de alo, que por seu alto teor alcoólico lembra as ales inglesas de hoje.

Em 1516, na sua Norma Alemã sobre a Pureza da Cerveja, o duque bávaro Guilherme IV dispôs que a cerveja deveria ser produzida exclusivamente com as seguintes matérias primas: água, malte, lúpulo e fermento. Este, que podemos dizer que é o mais antigo código alimentário do mundo, ainda é seguido pelas fábricas de cerveja alemães e no Brasil pelas microcervejarias Erminox.

história

» A Cerveja

» Curiosidades


Destaque

Mec Hobby
Adquira Nossos Produtos





Mec Hobby
Saiba mais sobre o produto




Aceitamos Cartão
BNDES